terça-feira, 13 de março de 2012

A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA ZONA RURAL


A realidade na  zona urbana é bem diferenciada da zona rural, este é o exemplo de uma escola urbana
A educação; seja ela infantil, ensino fundamental ou médio é tratada com descaso pelos gestores do setor, a falta de investimentos é a prova desta mazela que reflete em sua nítida adversidade, muito fácil de ser notada, principalmente quando nos referimos à zona rural, partindo do princípio da sua estrutura física, transporte, alimentação escolar e a qualificação do trabalhador em educação.
Investir na qualidade do ensino está longe da realidade política do interior, principalmente daqueles fazem a política partidária do toma lá da cá, porque não dizermos, deste país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Embora o governo federal disponibilize recursos através do FUNDEB/MEC (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica) que se estende desde a educação infantil até ao ensino fundamental, hoje ao 9º ano, recursos esses que dão condições mínimas necessárias para investir na estrutura física dos estabelecimentos de ensino, na qualificação do trabalhador em educação e ofertar melhorias no transporte e oferecer uma merenda escolar de qualidade, mas, fato, é que tudo isso está bem longe da nossa realidade.
Na zona rural em sua maioria aprender é submeter-se a humilhação de estudar  em uma escola igual a essa. Parece mentira, mas esta é uma escola na zona rural
Caso os recursos oriundos da arrecadação tributária fossem aplicados corretamente ao seu fim, a educação brasileira seria hoje de 1º mundo. De acordo com o MEC as escolas da zona rural ainda atendem crianças no ensino de 8 e 9 anos do ensino fundamental o que reflete nas séries multiseriadas, um verdadeiro prejuízo escolar para o aluno e para o professor que dadas as condições de trabalho não tem a menor possibilidade de ofertar um ensino realmente de qualidade. É a velha história! “Eu faço que ensino e você faz que aprende”.
Os poucos investimentos são direcionados mais para os grandes municípios, aqueles que chamamos de pólos, e nas grandes capitais, onde as salas de aulas das escolas públicas em sua maioria possuem centrais de ar. Enquanto que as escolas das zonas rurais possuem uma realidade totalmente diferente, adversas das acima citadas, são poucas as escola com boas estruturas físicas em alvenaria, sua maioria são construídas de madeira cobertas com telhas de brasilits e palhas, ou até mesmo, possuem apenas uma cobertura de palha e suas parede abertas, como é o caso dessa escola que ilustramos neste material. Esta infelizmente é a realidade na zona rural.
Km são percorridos pelos alunos nas carrocerias dos caminhões de pau-de-arara, com o desconforto dos acentos de madeiras sem estofados, cansados, chegam na escola, mesmo assim com ânimos de estudar, mas há aqueles que andam quilômetros e quilometro de pé para chegar na escola pela falta do transporte escolar.
Quanto a merenda escolar é outra adversidade, o que está totalmente fora do que foi proposto pelo governo federal quando municipalizou a merenda escolar. A zona urbana sempre é privilegiada recebe os melhores produtos e tudo bem fresquinhos, como frango, carne, peixe, feijão dentre outros produtos, enquanto que a zona rural os alunos são obrigado a comer charque com feijão, sopa de feijão com carne e produtos enlatados. Esta é a adversidade do ensino público no Brasil e principalmente refletida em nossa região. Por Mágno Rabelo.
Classe multiseriada, o atarso no ensino e na aprendizagem

Aprendendo Educação fisica brincando

Atvidade de educação fisica

A merenda escolar na mairoia das vezes é levada pelo prórpio aluno

Este é o verdadeiro contraste  da realidade com a prática


Transporte escolar, poucos tem acesso a esse benefício na zona rural

Adversidade da escola pública na zona rural

Esta é a triste realidade de uma sala de aula

Escola em Alvenaria construida em agrovila na zona rural com mais de 300 habitantes

Um comentário:

  1. King of Spades Slot Machine for Free - Shootercasino.com
    King of Spades is a classic trick-taking หาเงินออนไลน์ card game 카지노 with a theme for the use of a traditional deck 제왕카지노 of cards.

    ResponderExcluir